Bíblia: Como começo a minha leitura?

A Bíblia é uma biblioteca composta de 66 livros (Bíblia Protestante) ou 73 livros (Bíblia Católica, com o acréscimo de 7 livros deuterocanônicos), escritos em épocas distantes e de situações muito distintas. Imagine você chegando a uma grande estante de livros e pegar para ler o primeiro da prateleira. Essa leitura pode não dar certo. Da mesma forma, pode acontecer com quem começa a ler a Bíblia do livro do Gênesis. Em geral não passa do quinto livro. Desanima, não retorna mais e ainda diz que é impossível, que não dá para entender a Bíblia. É uma regra de ouro: a Bíblia se explica por si mesma. Por isso, um plano de leitura é muito importante e necessário. No início há muita coisa que a gente não entende, o que é natural. Não pare, vá em frente. À medida em que você for lendo, as coisas vão se esclarecendo umas às outras. Segue abaixo a proposta de um método de leitura para você conhecer a Bíblia através dela mesma, com breve explicação da ordem e da lógica do método proposto a partir do Novo Testamento:
1º) Primeira Carta de João: ela dará a você a certeza da salvação e o fará saber que Deus o amou e o escolheu. Uma escolha gratuita, amorosa, sem merecimento! É a mais linda realidade da vida.
2º) O Evangelho de João: “Para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e para que crendo tenhais a vida em seu nome” (Jo 20,31). Apresenta ensinamentos, milagres e fatos da vida de Jesus para que não fique dúvidas quanto à sua identidade: Ele é o Cristo, o Messias esperado, o enviado do Pai.
3º) O Evangelho de Marcos: Apresenta uma visão global de toda a vida de Jesus.
4º) As pequenas Cartas de Paulo: Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossensses, 1ª e 2ª Carta aos Tessalonicenses, 1ª e 2ª Carta a Timóteo, Tito e Filêmon. São Cartas que Paulo enviou às comunidades que ele mesmo iniciou e consolidou. Estando distante destas comunidades, ele complementa o seu trabalho através dessas Cartas. Devem mesmo ser lidas como cartas, com começo (introdução/saudação), meio e fim (despedida).
5º) O Evangelho de Lucas: Você já leu o Evangelho de João, mais teológico, o de Marcos, com uma narrativa mais viva e mais rápida, e agora vai ler o de Lucas, que apresenta narrativas mais detalhadas dos eventos que precederam o nascimento de Jesus e sua infância.
6º) Os Atos dos Apóstolos: É a continuação natural do Evangelho de Lucas, narrando a poderosa ação do Espírito Santo na vida dos apóstolos após a subida de Jesus ao céu, levando-os a dar início à Igreja de Jesus. Revela as ações e os prodígios realizados por homens e mulheres muito simples mas cheios do Espírito Santo.
7º) A Carta de Paulo aos Romanos: É a carta mais rica em ensinamentos doutrinários. Apresenta um vibrante ensinamento sobre a salvação gratuita que nos é dada mediante a fé.
8º) Os demais livros do Novo Testamento: O Evangelho de Mateus, a 1ª e 2ª Carta aos Coríntios, Hebreus, a Carta de Tiago, as 1ª e 2ª Carta de Pedro, a 3ª Carta de João e a Carta de Judas. Por fim, o Apocalipse de São João, o livro da revelação. Tire da cabeça que esse é um livro complicado e difícil de se entender.
9º) Os livros do Antigo Testamento: Tendo lido todos os livros do Novo Testamento, o leitor já terá uma boa base para poder ler e entender o Antigo Testamento. Convém serem lidos em ordem cronológica, das origens até a vinda de Cristo.